Minha História

Quem sou: Milton Aparecido de Aguiar, 51 anos, paulista.
Minha Vida: Moro em São Paulo Capital. Mais nasci em Lins, São Paulo.

 

Eco-Dramaturgo


Minha formação é de“Teatro de Rua”, tive uma forte influencia dessa escola irreverente, extraordinária que existe no Nordeste,onde trabalhei vários anos.

Em 1986 fixei moradia na Serra da Mantiqueira, passei 16 anos em Visconde de Mauá, R.J.M.J. Nas montanhas participei de movimentos importantes como:

“Asfalto não faz Falta”,com esse mesmo titulo trabalhei uma eco performance teatral contra o asfaltamento da estrada de terra, 40 kms de Serra.

Em 1990 realizamos ”O Grito Ecológico” com a participação de Flávio Venturini, Oswaldo Montenegro, Baby Consuelo, mais teatro, poesia, dança, etc. Cada manifestação artística com o seu grito contra a poluição do “Rio Preto,” foi inspirado nele que criei, montei o espetáculo infantil, “O Rio que Sumiu”,

que conta a história de um rio poluído que um dia desaparece, indo procurar um médico para se tratar. Após o “Grito Ecológico” montamos o grupo “Mymbakuera” Pega Bicho, cultura de resistência indígena.

Nos apresentamos em várias das maiores Universidades da cidade do Rio de Janeiro, em festivais, congressos da “UNE”, Ouro Preto, Viçosa, Niterói, etc.

Participamos da “Rio ECO 92,” com o espetáculo, “Brasil que História é Essa”,

de 1500 ao roubo da LBA. Daí até São Paulo, pela Secretaria Municipal de Cultura, evento: Vigília do Julgamento dos Assassinos de Chico Mendes.”

Em 1994, volto para Mauá com o meu teatro ambiental infantil e o meu espetáculo: “O Rio que Sumiu” recebo patrocínio do CREA, R.J. Movimento de Cidadania pelas Águas, daí com a minha Cia de Teatro é No Ato Infantil, viajamos pelo estado do Rio de Janeiro, nos apresentando em escolas, a maioria da rede publica, para mais de 100 mil crianças, uma sólida parceria de 5 anos.

Para a Rede SESC, São Paulo: várias unidades do interior do estado, Semana mundial do meio ambiente, em Ribeirão Preto em 1997, depois, Campinas, São Carlos, Piracicaba, Bauru, Santos, Taubaté.

Nos intervalos, nessa época, ainda com a peça, O Rio que Sumiu, passaríamos por Pouso Alegre, Três Pontas, Ubatuba, Pindamonhangaba, São Pedro, Lins.

No ano de 2002,em Sampa, no “Memorial da América Latina, no mesmo ano,  “Semana Mundial do Meio Ambiente” o espetáculo em um circo para escolas da Zona Oeste, patrocínio da Sabesp”.

Projeto “Pomar Belezura”, Secretaria Municipal da Educação.

Em 2003, fixando residência a Cia de teatro em São Paulo, pela mesma Secretaria,”A Semana da Primavera da Paz”, CEU, Rosa da China.

Em 2004: 5 meses no teatro Eva Wilma, para crianças carentes, parcerias com Ongs, Associações de Bairros, com a Igreja, Ano Internacional da Água”,

“Projeto Escola”: fechamos com vários Colégios Particulares: Marista Arqui-Diocesano. Salesianos: Santa Terezinha, Liceu Coração de Jesus, Rio Branco, Agostiniano Mendel, Mary Ward, etc.

Em 2005: Com a Ong “IPEH”, Instituto de pesquisa em Ecologia Humana,  Projeto “Juca Vivo”, Rio Juqueri, afluente do  Rio Tietê, com o Eco Palhaço, a dinâmica teatral “O Rio que Sumiu” em escolas, patrocínio do “FEHIDRO.

Outros espetáculos, personagens, performances ambientalistas:

“O Planeta Pé-de-Água”, um Mago Ecologista, um Clown Ambiental, um cidadão de cidadania pelas águas, “Cid Ananias”, cientista, musico de Rap Ecológico.

Em 2006- Nos dia 22 e 30 de abril:Sesc Pompéia, evento focado ao tema, saúde, com a minha Cia de Teatro e o meu O Eco Palhaço, uma nova, inédita performance: “A saúde da água, que nos traz saúde.”

Ainda no mês de abril participei administrando  oficinas, na “Mostra de Cultura do Brasil, “TEIA” realizado no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera em São Paulo.

No mesmo Sesc Pompéia: mês de maio, novo convite, montar e atuar com uma performance homenageando O Pau Brasil, as árvores brasileiras e urbanas.

Administrei junto a “COPRED” Cooperativa dos Educadores de São Paulo, as minhas eco oficinas, aulas nos “CEUS”, Perus, Vila Atlântica, Pêra Marmelo.

Em novembro,com o “Truta” Eco-Palhaço Peixe, em Bento Gonçalves, R.S.  oficina e performance para a garotada, no Sesc e toda a rede publica escolar.

Em 2007- No dia 22 de Março, “Dia Mundial da Água”, pela terceira vez com o patrocínio da Sabesp, o Rio que Sumiu, no município de Mairiporã, S.P.

Em 2008-O Eco-Palhaço, com a Secretaria do Estado do Meio Ambiente no Parque da Água Branca, O Rio que Sumiu, no teatro da Represa do Guarapiranga.

Com A Sabesp em Pinheiros no projeto “Córregos Limpos”, com  a Ong IPEH, nas escolas do município de Francisco Morato, com o “PURA” (Programa do Uso Racional da Água, Sabesp) com o Rio que Sumiu, nos Sescs: Interlagos e Termas de Presidente Prudente.

Em 2009- Na Chapada Diamantina, em Lençóis, Bahia, com o Eco-Palhaço, no projeto “O lixo nosso de cada dia”. Com o Eco-Palhaço nas escolas no Primeiro Festival de Poesia Brasileira de Maricá, R.J, Semana do Meio Ambiente-2009,em Caieras, parceria com a Ong IPH, Sabesp e Policia Ambiental.

 


Fotos do Eco-palhaço

/album/fotos%20do%20eco-palha%c3%a7o/untitled-52-gif/

—————

/album/fotos%20do%20eco-palha%c3%a7o/untitled-1-jpg/

—————

/album/fotos%20do%20eco-palha%c3%a7o/untitled-33-gif/

—————

/album/fotos%20do%20eco-palha%c3%a7o/untitled-35-gif/

—————

/album/fotos%20do%20eco-palha%c3%a7o/untitled-37-gif/

—————

/album/fotos%20do%20eco-palha%c3%a7o/untitled-39-gif/

—————

/album/fotos%20do%20eco-palha%c3%a7o/untitled-44-gif/

—————

/album/fotos%20do%20eco-palha%c3%a7o/untitled-46-gif/

—————

/album/fotos%20do%20eco-palha%c3%a7o/untitled-56-jpg/

—————

/album/fotos%20do%20eco-palha%c3%a7o/untitled-58-gif/

—————

—————